Manejo do Estresse 

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse afeta 90% da população do mundo, sendo considerada uma epidemia global!

 

O estresse é uma reação fisiológica natural do nosso organismo, que tem como função colocá-lo em estado de prontidão e alerta, para que possamos responder mais adequadamente às demandas que a vida nos traz.

 

Na dose certa o estresse pode ser benéfico, na medida em que coloca nosso organismo em estado de prontidão para enfrentar os desafios da vida. Porém, quando em excesso e de forma crônica, o estresse pode causar inúmeros danos à saúde física e psicológica.

 

As situações de estresse ativam inúmeras respostas fisiológicas em nosso organismo, tais como: secreção de adrenalina e cortisol, aumento da pressão arterial, vasoconstrição dos vasos periféricos, dilatação da pupila, aumento do metabolismo basal, produção de glicose, contração muscular. Ao mesmo tempo, o mecanismo do estresse desativa a resposta imunológica, a atividade peristáltica do instestino,  atividade renal, crescimento, reprodução, digestão, reparação de tecidos, dentre outras.

 

Em geral, essa resposta fisiológica é involuntária, porém, com o auxílio do biofeedback, podemos aprender a controlar algumas dessas respostas e, dessa forma, reduzir os efeitos deletério do estresse sobre o organismo. 

 

É certo que há muitas situações estressantes que não podemos evitar em nossas vidas. Porém, podemos aprender a reduzir o impacto que estas situações trazem para nossa saúde. 

 

Chamamos de manejo eficiente do estresse a habilidade de administrar conscientemente as reações fisiológicas que ocorrem durante estados de estresse, com o objetivo de manter os níveis de estresse baixo no organismo. Essa habilidade pode ser treinada!

 

Elaboramos um Programa de Manejo do Estresse, composto de 5 sessões (uma por semana), aonde ensinamos e exercitamos essa habilidade de administrar de forma construtiva as experiências de estresse em nossa vida.

 

Assista a este vídeo elaborado pela Scientific American Frontiers para aprender mais sobre como o biofeedback pode ajudar no manejo do estresse:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ENDEREÇO

Ed. Centro Multiempresarial  - Sala 447

SRTVS 701, BLOCO "O" - Asa Sul

Brasília/DF - CEP: 70340-000

 

CONTATO

 

Telefones:  (61) 3964-0965

                 (61) 99603-6579 (whatsapp) 

E-mail: neurotechpsicologia@gmail.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now